Banyana Banyana – como é conhecida a seleção feminina de futebol da África do Sul – é campeã da Copa Africana das Nações 2022. As futebolistas sul-africanas venceram a disputa por 2 a 1 contra a equipe do Marrocos, na noite do último sábado, 23, na cidade de Rabat (Marrocos). Com a vitória, a equipe sul-africana garantiu vaga na Copa do Mundo de Futebol Feminina 2023 já que foi semifinalista na competição.
Comandada pela técnica Desiree Ellis, 59, os dois gols da equipe sul-africana foram marcados por Hildah Magaia, 27. É a primeira vez que a equipe das sul-africanas conquista o título de campeã na Copa Africana das Nações. O campeonato havia sendo realizado desde o último dia 2 até 23 de julho. Cerca de 11 seleções africanas se juntaram a seleção marroquina, anfitriã da edição. A competição é organizada pela Confederação Africana de Futebol.
Foto de capa: CAF Women Football.
LEIA TAMBÉM: 31 países da África estão a frente do Brasil no ranking da Liberdade de Imprensa 2022
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.