Anualmente, desde 2014, o ONU-Habitat promove o Outubro Urbano: uma agenda internacional ao longo do mês de outubro para estimular e mobilizar debates relacionados à vida urbana, quais os desafios enfrentados pelas populações e o futuro das cidades. Essa articulação dialoga especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
Essa agenda tem início na primeira segunda-feira de outubro (este ano, dia 5 de outubro) reconhecida como o Dia Mundial do Habitat – instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 3 de outubro de 1985 – e se encerra no dia 21 de outubro – Dia Mundial das Cidades, que por sua vez tem como tema geral: “Cidade melhor, vida melhor”.
Por conta dessas duas datas, o Outubro Urbano sempre estabelece dois subtemas específicos para cada ano. Neste ano, o primeiro subtema é: “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o segundo é “Valorizando nossas comunidades e cidades”.
Em 2019, o Dia Mundial do Habitat teve como tema “Tecnologias de ponta como ferramentas inovadoras para transformar resíduos em riqueza”, enquanto o Dia Mundial das Cidades propôs como tema “Mudando o mundo: inovações e uma vida melhor para as gerações futuras”.
Para promover esses debates, em 2018, o ONU-Habitat estabeleceu no Brasil o Circuito Urbano: um espaço para apoiar, de forma institucional, eventos organizados que se propõem a debater temas sobre as cidades e integrar-se à agenda do Outubro Urbano.
Em 2020, está sendo realizada virtualmente a 3ª edição do Circuito Urbano, que tem como temática principal as “Cidades pós-covid-19: diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. Participam dessa edição Brasil e os países do Continente Africano: Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
O Outubro Urbano tem por objetivo colocar em evidência debates e ações que visem “um futuro urbano melhor”, e fazer o chamado para a construção coletiva desse futuro. Aqui no site Negrê, introduzimos, no mês de agosto, uma conversa sobre a importância e urgência de um projeto de cidade centrado no debate étnico-racial, e outra no mês de setembro sobre as disputas dos movimentos da luta por moradia no Brasil, especialmente no contexto pandêmico em que estamos vivendo. Seguiremos conversando sobre cidades, buscando construir o futuro urbano que queremos.
Referências
Circuito Urbano 2020. Disponível em <circuitourbano.org>Acesso em 16 de outubro de 2020.
Entenda a campanha Outubro Urbano. Disponível em <www.cnm.org.br/index.php/informe/exibe/entenda-campanha-outubro-urbano> Acesso em 16 de outubro de 2020.
Outubro Urbano: 31 dias promovendo um futuro urbano melhor. Disponível em <www.observatoriodasmetropoles.net.br/outubro-urbano-31-dias-promovendo-um-futuro-urbano-melhor/> Acesso em 16 de outubro de 2020.
Foto de capa: Michael Block/Pexels.
LEIA TAMBÉM: “Fiquem em casa, sempre que possível”. E quem não tem casa?