Está aberta a temporada de eventos de premiação do cinema e TV. No próximo dia 28 de fevereiro, acontece um dos mais importantes: o Golden Globe (Globo de Ouro), que antecede o Oscar. Na última semana, Sarah Jessica Parker, 55, e Taraji P. Henson, 50, anunciaram os concorrentes em cada categoria, e nós apresentamos a turma de gente preta que está concorrendo na 78ª edição do evento.
Os 7 de Chicago
Os 7 de Chicago (2020) concorre em quatro categorias: Melhor Filme Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Canção Original. Não é um filme com protagonismo negro, mas tem uma das cenas mais desesperadoras dos últimos filmes que assisti e está disponível na Netflix.
Em 1968, um grupo contrário a guerra do Vietnã promoveu umas das maiores manifestações dos Estados Unidos e marcharam em direção à Convenção do Partido Democrata, para protestar contra a guerra. Os líderes da manifestação foram presos e julgados, ficando conhecidos como Os 7 de Chicago.
Bobby Seale, ativista político e fundador dos Panteras Negras, vivido por Yahya Abdul-Mateen II, também foi preso, mas injustamente, pois não fazia parte dos 7, mas era o único negro. Durante o julgamento, ele foi o único que ficou na prisão e foi espancado e amordaçado durante a audiência. Apesar de alguns trechos do filme terem sido alterados para dar mais dramaticidade, a violência contra Seale foi real e retratada com exatidão, segundo o diretor.
Regina King
Regina King, 50, concorre como melhor diretora pelo filme One Night in Miami (Uma Noite em Miami). Essa foi a primeira experiência da artista como diretora de cinema. O filme narra o encontro inusitado entre o ativista Malcolm X (1925-1965), o boxeador Muhammad Ali (1942-2016), o jogador de futebol e ator Jim Brown, 84, e o cantor Sam Cooke (1931-1964). Apesar do contrato ter sido real, o conteúdo das conversas entre eles foi roteirizado, baseado em suas atitudes políticas e vida pública e pessoal. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Viola Davis
Viola Davis, 55, está concorrendo como Melhor Atriz de Filme de Drama, por sua atuação em A Voz Suprema do Blues (2020). Ela realmente merece todos os prêmios pela atuação nesse longa. Viola dá vida a cantora Ma Rainey (1886-1939), considerada a mãe do Blues. Ma Rainey inovou na música e é uma das maiores artistas do blues, porém, sempre foi vista como uma mulher de gênio difícil. Em umas das cenas mais intensas do filme, que ela explica: “Os brancos só querem minha voz. Já aprendi a lição. Vão me tratar como quero ser tratada, não importa o quanto isso doa… Assim que conseguirem minha voz em uma de suas máquinas, eu viro uma qualquer, em que podem pisar em cima”.
Chadwick Boseman
A Voz Suprema do Blues traz várias cenas incríveis e a caracterização de Viola está fantástica. Além da atriz, o ator Chadwick Boseman (1976-2020) também concorre ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama pelo longa, disponível na Netflix. O filme foi a última obra gravada pelo ator, enquanto ainda estava doente.
Sem dúvidas, também é uma das atuações mais incríveis com monólogos duros de ouvir, mas que o ator interpreta de maneira sensível e intensa. É uma das melhores atuações de Chadwick e merece o Oscar.
Andra Day
Andra Day, 36, também está concorrendo na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama pela sua atuação no longa Estados Unidos vs Billie Holiday (2021). O filme conta a história da cantora de jazz que chegou a ser perseguida pelo FBI nos anos 40, por conta da luta pelos direitos civis.
Daniel Kaluuya
Judas e o messias negro (2021) nem foi lançado por aqui (chega apenas nesta sexta, 12), mas já estamos ansiosos para a assistir a atuação de Daniel Kaluuya, 31, que já mostrou como é bom ator, tanto em Corra! (2017) quanto em Queen e Slim (2019). Kaluuya concorre na categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo longa, que narra a história da traição de William O’Neal (Lakeith Stanfield), que se associou ao FBI para o assassinato de Fred Hampton (Kaluuya), presidente do Partido dos Panteras Negras.
Leslie Odom Jr.
Ainda na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, concorre Leslie Odom Jr., 39, que vive o cantor Sam Cooke (1931-1964) no longa One Night in Miami (Uma Noite em Miami). Odom Jr. simplesmente segura várias cenas do filme, com monólogos emocionantes. A obra também concorre na categoria Melhor Canção Original, pela música Speak Now (Fale Agora), interpretada por Leslie Odom Jr.
Soul
O filme Soul (2020), disponível no Disney+, concorre na categoria de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora. Ainda não assisti ao filme, confesso, mas só vejo cenas e comentários emocionantes e uma avaliação 97% positiva no Rotten Tomatoes (site agregador de críticas).
Lovecraft Country
Em TV, temos sem surpresa a série Lovecraft Country (2020) concorrendo a Melhor Série de Drama. Com a atuação incrível de Jonatas Majors, 31, a série une elementos da opressão, racismo e segregação racial a elementos da narrativa ficcional para criar o universo baseado nos livros de Lovecraft, uma autor racista. A série está disponível na HBO Go.
Small Axe
Small Axe (2020), da Amazon Prime Video, está concorrendo na categoria Melhor Série Limitada ou Filme para TV. A série do cineasta Steve McQueen, 51, diretor do filme 12 Anos de Escravidão (2013), tem cinco episódios distintos e cada um narra uma história norte-americana, de pessoas ou lugares que contribuíram na luta contra o racismo.
John Boyega
John Boyega (Star Wars), 28, concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Small Axe (2020). Boyega está no episódio intitulado Red, White and Blue (Vermelho, Branco e Azul), que conta a história real do cientista forense Leroy Logan (Boyega). Ele tenta lutar contra o racismo na polícia. Logan passou 30 anos na polícia Metropolitan (departamento de polícia inglês) e se aposentou em 2013, após anos de luta contra o racismo sistêmico. Foi responsável pela fundação da Associação Nacional de Policiais Negros.
Don Cheadle
Don Cheadle, 56, concorre ao prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical por sua atuação na série de comédia Black Monday (2019), que narra os eventos posteriores à conhecida Segunda-feira negra, quando a bolsa de Valores de Nova York teve a pior queda da história, em 1987.
Esnobados pelo Globo de Ouro
I May Destroy You
A série I May Destroy You (2020) roteirizada, dirigida e estrelada por Michaela Coel, 33, foi uma das obras mais incríveis de 2020, sendo aclamada pela crítica e tendo 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. No entanto, sequer foi indicada na premiação, enquanto Emily em Paris (2020), diga-se de passagem, uma série desinteressante, porém com protagonista padrão e 58% de aprovação no Rotten Tomatoes está concorrendo. A internet obviamente não perdoou esse deslize e levou várias críticas para a rede social.
Jonatan Majors
Jonatan Majors, 31, foi outro ator que deu tudo em 2020 e foi esnobado pela premiação. Além de atuar em Da 5 Bloods (2020), Majors foi protagonista de Lovecraft Country (2020) e conduziu a série junto com um elenco incrível.
Cinema
Melhor Filme – Drama
Meu Pai
Mank
Nomadland
Bela vingança
Os 7 de Chicago
Melhor filme – Musical ou comédia
Borat: fita de cinema seguinte
Hamilton
Palm Springs
Music
A Festa de Formatura
Melhor diretor
Emerald Fennell – Bela Vingança
David Fincher – Mank
Regina King – Uma noite em Miami
Aaron Sorkin – Os 7 de Chicago
Chloé Zhao – Nomadland
Melhor atriz de filme – Drama
Viola Davis (A voz suprema do blues)
Andra Day (Estados Unidos Vs Billie Holiday)
Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
Frances McDormand (Nomadland)
Carey Mulligan (Bela vingança)
Melhor ator de filme – Drama
Riz Ahmed (O som do silêncio)
Chadwick Boseman (A voz suprema do blues)
Anthony Hopkins (Meu pai)
Gary Oldman (Mank)
Tahar Rahim (The Mauritanian)
Melhor atriz em filme – Musical ou comédia
Maria Bakalova (Borat: Fita de cinema seguinte)
Michelle Pfeiffer (French Exit)
Anya Taylor-Joy (Emma)
Kate Hudson (Music)
Rosamund Pike (I Care a Lot)
Melhor ator em filme – Musical ou comédia
Sacha Baron Cohen (Borat: fita de cinema seguinte)
James Corden (A Festa de Formatura)
Lin-Manuel Miranda (Hamilton)
Dev Patel (The Personal History of David Copperfield)
Andy Samberg (Palm Springs)
Melhor ator coadjuvante
Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Daniel Kaluuya (Judas e o messias negro)
Jared Leto (Os pequenos vestígios)
Bill Murray (On the Rocks)
Leslie Odom, Jr. (Uma noite em Miami)
Melhor atriz coadjuvante
Glenn Close (Era uma vez um sonho)
Olivia Colman (Meu pai)
Jodie Foster (The Mauritanian)
Amanda Seyfried (Mank)
Helena Zengel (News of the World)
Melhor roteiro
Bela vingança
Mank
Os 7 de Chicago
Meu pai
Nomadland
Melhor filme em língua estrangeira
Another Round (Druk) – Dinamarca
La Llorona – Guatemala / França
Rosa e Momo (The Life Ahead ou La vita davanti a sé) – Itália
Minari – Em Busca da Felicidade – EUA
Nós duas (Two of Us ou Deux) – França e EUA
Melhor animação
Os Croods 2: Uma Nova Era
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
A caminho da Lua
Soul
Wolfwalkers
Melhor trilha sonora
O céu da meia-noite – Alexandre Desplat
Tenet – Ludwig Göransson
News of the World – James Newton Howard
Mank – Trent Reznor, Atticus Ross
Soul – Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste
Melhor canção original
“Fight for You” de Judas e o messias negro – H.E.R., Dernst Emile II, Tiara Thomas
“Hear My Voice” de “Os 7 de Chicago” – Daniel Pemberton, Celeste
“Io Si (Seen)” de “Rosa e Momo” – Diane Warren, Laura Pausini, Niccolò Agliardi
“Speak Now” de Uma noite em Miami – Leslie Odom Jr, Sam Ashworth
“Tigress & Tweed” de “Estados Unidos Vs Billie Holiday” – Andra Day, Raphael Saadiq
TV
Melhor série – Drama
The Crown
Lovecraft Country
The Mandalorian
Ozark
Ratched
Melhor série – Musical ou comédia
Emily In Paris
The Flight Attendant
The Great
Schitts Creek
Ted Lasso
Melhor série limitada ou filme para TV
Normal People
The Queen’s Gambit
Small Axe
The Undoing
Unorthodox
Melhor atriz em série – Drama
Emma Corrin (The Crown)
Olivia Colman (The Crown)
Jodie Comer (Killing Eve)
Laura Linney (Ozark)
Sarah Paulson (Ratched)
Melhor ator em série – Drama
Jason Bateman (Ozark)
Josh O’Connor (The Crown)
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Al Pacino (Hunters)
Matthew Rhys (Perry Mason)
Melhor atriz em série – Musical ou comédia
Lily Collins (Emily in Paris)
Kaley Cuoco (The Flight Attendant)
Elle Fanning (The Great)
Jane Levy (Zoey’s Extraordinary Playlist)
Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)
Melhor ator em série – Musical ou comédia
Don Cheadle (Black Monday)
Nicholas Hoult (The Great)
Eugene Levy (Schitt’s Creek)
Jason Sudeikis (Ted Lasso)
Ramy Youssef (Ramy)
Melhor atriz em série limitada ou filme para TV
Cate Blanchett (Mrs. America)
Daisy Edgar-Jones (Normal People)
Shira Haas (Unorthodox)
Nicole Kidman (The Undoing)
Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha)
Melhor atriz coadjuvante em série
Gillian Anderson – The Crown
Helena Boham Carter – The Crown
Julia Garner – Ozark
Annie Murphy – Schitt’s creek
Cynthia Nixon – Ratched
Melhor ator coadjuvante em série
John Boyega (Small Axe)
Brendan Gleeson (The Comey Rule)
Dan Levy (Schitt’s Creek)
Jim Parsons (Hollywood)
Donald Sutherland (The Undoing)
Melhor ator em série limitada ou filme para TV
Bryan Cranston (Your Honor)
Jeff Daniels (The Comey Rule)
Hugh Grant (The Undoing)
Ethan Hawke (The Good Lord Bird)
Mark Ruffalo (I Know This Much Is True)
Foto de capa: Créditos em cada foto.
LEIA TAMBÉM: Pretas e pretos são destaque na lista da Forbes 2020
Ouça o episódio #02 – Lucas Koka, BBB e a culpa do homem preto:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.