Ceará

Documentário sobre cultura alimentar cearense é exibido no Cineteatro São Luiz

Atualizado às 19h40 do dia 05/07/2023

O filme “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará” (2023) será exibido de forma gratuita nesta terça-feira, 4, a partir das 18 horas, no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza (CE). O documentário, de autoria do Mercado AlimentaCE junto do Estúdio Voa, conta as histórias de quatro mulheres de diferentes regiões que preservam os saberes alimentares de seus territórios

Tradição, cultura alimentar e música se reúnem no palco do Cineteatro São Luiz. O quarteto da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC) também levará ao palco repertórios nordestinos, que assim como a gastronomia, embalam memórias do povo cearense. O evento é organizado pelo Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante.

“Levar o Guardiãs para ser exibido no Cineteatro São Luiz é um movimento para democratizar o acesso da maior quantidade de pessoas possíveis ao conteúdo precioso desse material audiovisual”. É o que afirma Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE. O filme, com realização do Estúdio Voa, é resultado de algumas das 10 ações itinerantes realizadas pela equipe de pesquisa e curadoria do Mercado AlimentaCE ao longo de 2022, no interior do Estado.

Histórias

Nas cidades cearenses de Volta Grande, Fortim, Conceição percorre sozinha a areia branca do povoado para fazer seu café da planta de Manjerioba, colhido, debulhado, torrado e pilado como a mãe de sua mãe fazia. Na Serra do Evaristo, em Baturité, Lúcia resgata outros tempos da comunidade quilombola enquanto cozinha receitas ancestrais, como o Minuto, no fogão à lenha. Dona Socorro, sua cunhada-comadre, é quem preserva e repassa o saber das ervas medicinais que tratam os males do povo até hoje. Já na Praia Apiques, no Assentamento Maceió, em Itapipoca, Maria Luísa nos fala do poder do sal, sol e tempo que transforma em iguaria as ovas de camurupim pescadas na região.

Foto: Camila de Almeida/Estúdio Voa.

Para Marina, a websérie é um resgate das nossas raízes e o reconhecimento de quem faz a cultura alimentar cearense. “Tudo que se relaciona com nossas raízes nos faz relembrar de quem somos, de onde viemos e a que custo nossos ancestrais chegaram até aqui. Honrar esses personagens, tradições e práticas alimentares é se autorreconhecer cearense, e cada vez mais se orgulhar disso. Convidamos todas as pessoas a conhecerem essas incríveis histórias relatadas neste material audiovisual imperdível, único e especial”, declara.

LEIA TAMBÉM: Ludmilla traz novamente à Fortaleza o seu show Numanice

Sinopse do documentário

Histórias de um Ceará que planta, extrai, pesca e cura a partir do alimento. Histórias de um Ceará que preserva as memórias de família e comunidades inteiras, sustenta sonhos, salga a vida. Histórias de um Ceará no feminino. Ceará de Conceição, Lúcia, Socorro e Maria Luísa: mulheres espalhadas em três territórios do Estado, “Guardiãs” da cultura alimentar cearense por meio de diferentes práticas e processos. A cada episódio, uma viagem pelos sabores, saberes e narrativas da nossa própria identidade.

Sobre o Mercado

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Confira detalhes

Exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”

Quando: 04/07/2023, terça-feira
Horário: 18h30
Onde: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza (CE)
Acesso gratuito

Onde assistir

Os episódios da produção está disponível no canal do Mercado AlimentaCE no Youtube.

Foto de capa: Camila de Almeida/Estúdio Voa.

LEIA TAMBÉM: Espetáculo musical infantil celebra ancestralidade na infância

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: