Notícias

Movimento 21 dias de Ativismo Contra o Racismo acontece em março

Além de novembro, março também é um mês muito significativo para o calendário da luta antirracista na Diáspora Africana. Desde 2017, o Movimento 21 Dias Ativismo Contra o Racismo promove uma série de atividades de combate ao racismo nos primeiros dias do mês. Neste ano, o evento se tornou online, e os interessados podem acompanhar as quase 200 lives pelas redes sociais do Movimento. 

O motivo é que a Organização Das Nações Unidas (ONU) considera 21 de março o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, pois, nesta mesma data em 1960, ativistas foram assassinados em um protesto pacífico contra a Lei do Passe na África do Sul, o que ficou conhecido como Massacre de Shaperville

Foto: Arquivo histórico da África do Sul.

Março também tem outras datas marcantes para a pauta antirracista: o dia 7, que foi a data da marcha de Selma, no Alabama (EUA); o dia 8,  Dia Internacional da Mulher; o dia da execução da vereadora Marielle Franco, que aconteceu em 14 de março de 2018; e o dia da morte de Cláudia Ferreira, vítima da violência policial do Rio de Janeiro, em 16 de março de 2014.

Segundo uma das organizadoras do evento, Luciene Lacerda, estão confirmadas na programação deste ano algumas participações internacionais de países como África do Sul, Alemanha, Gana e Reino Unido. Veja a programação completa AQUI.

Saiba detalhes

21 dias de Ativismo Contra o Racismo
Data: de 1º a 21 de março
Onde: Transmissão ao vivo no Youtube
E-mail: [email protected]
Instagram: @21diasdeativismocontraoracismo

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Os números do Covid-19 em países do Continente Africano neste início de mês

Ouça o episódio #04 – Neusa Santos: Memória e trajetória:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: