Covid-19

Periferia informada: jovens baianos compartilham sobre Covid-19

Compartilhar a informação correta sobre o coronavírus para aqueles e aquelas que mais precisam. É com esse propósito que surge o Dendicasa, um noticiário via WhatsApp de Salvador, na Bahia, desenvolvido pela jornalista Joyce Melo e os estudantes Vinícius Nascimento e Wallace Cardozo, a fim de combater às notícias falsas sobre a pandemia da covid-19.

Às terças e quintas-feira, o trio compartilha, via lista de transmissão no WhatsApp, os informativos em formato de áudio, com – em média – cinco minutos cada, contendo as últimas notícias a respeito do coronavírus, por meio de uma linguagem simples, com o uso de gírias locais, mas sem perder o compromisso com a veracidade da informação.

Os áudios compartilhados também estão disponibilizados no serviço de streaming Spotify, no podcast Informativo Dendicasa.

Compromisso com a periferia

O público do Dendicasa é majoritariamente periférico, conforme afirma Joyce Melo. E, para a criadora do projeto, esse fator é importante para que o mesmo cumpra o seu objetivo. “Nós falamos para a periferia, para as coisas que acontecem e atingem a favela”, destaca.

Ademais, Joyce também explica que o público-alvo do projeto são as pessoas acima de 40 anos, pois “são as mais atingidas pelas notícias falsas, e não possuem muita ‘manha’ [prática] em checar essas informações”, relata.

Os desafios da comunicação independente

Mesmo com o feedback positivo por parte do público e o destaque obtido com a divulgação do projeto pelos veículos de comunicação, Joyce afirma que existe certa dificuldade para manter o Dendicasa no ar, principalmente no que diz respeito à logística para compartilhar o noticiário e a medição do alcance do mesmo no WhatsApp.

“No mais, a experiência tem sido muito mais gratificante, abandonar a linguagem e o formato rígido e inacessível, para boa parte das pessoas, dos jornais tradicionais tem sido um movimento disruptivo e que nos traz muito orgulho”, conta.

Em relação à expansão do projeto, já estão sendo feitas parcerias com profissionais da área de tecnologia para melhorar o atendimento e distribuição do conteúdo no WhatsApp. E, pensando no contexto pós-pandemia, os criadores do Dendicasa pretendem ampliar as redes de acesso ao informativo, a exemplo da presença nas redes sociais e a criação do site institucional.

Para ser adicionado/a à lista de transmissão e ter acesso aos informativos do Dendicasa, basta mandar uma mensagem para o número (71) 99378-1678. Além disso, é possível contribuir com qualquer valor para o projeto, acessando: picpay.me/dendicasa.

Compartilhe: